segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Saci de duas pernas


  Um assunto curioso chamou bastante atenção essa última semana pelo Brasil. Por incrível que pareça, pelo menos pra mim, não foram as eleições. Apesar de não morar em Fernando de Noronha (PE), sou de Brasília e fiquei livre do estupro das urnas. Entretanto, mais um livro do escritor Monteiro Lobato virou alvo da perseguição da censura (?!) por motivos raciais. Exatamente. A exemplo do que já fizera com Caçadas de Pedrinho, o Instituto de Advocacia Racial e Ambiental (Iara) quer banir das escolas públicas o livro Negrinha, lançado em 1920. 
  Realmente, em épocas de "Dar uma fugidinha com você", Monteiro Lobato e suas obras encontram-se totalmente sem espaço, proteção e prestígio. Nosso tesouro cultural corre o risco de acabar no abandono ou substituída pela fantástica Galinha Pintadinha. Interessante foi a frase do pesquisador de literatura infanto-juvenil e co-autor do livro Monteiro Lobato Livro a Livro: "Trata-se do analfabetismo histórico".
  De uma forma bem autêntica o colunista Severino Francisco, Crônicas da Cidade, do Correio Braziliense, reformulou no seu texto algumas passagens dos personagens do Sítio do Pica Pau Amarelo - nome esse bastante sugestivo para a censura pornográfica, não? Imaginem só, Tia Anastácia, uma afrodescendente da melhor idade, responsável pelos quitutes culinários da  grande fazenda. O saci Pererê, ex-diabinho, de uma perna só. Para se adequar ao "politicamente correto", fez uma prótese e virou um Saci de duas pernas - afinal, em terra de Saci calça jeans vestiam dois. Hoje, usa uma caneca com canudos e bolinhas de sabão ao invés de seu cachimbo, pois ele estaria incentivando crianças ao uso do crack. Em épocas de preservação do jacaré do papo-amarelo, a caça à bruxa Cuca está proibida, por tempo indeterminado, dentro do Sítio. E por aí vai crianças...
  Numa segunda-feira pós ressaca eleitoral fica mais fácil mesmo censurar o pobre do Sítio e suas aventuras. Parafraseando o "Pensador": "Aqui no mundo o negócio tá feio. Tá todo mundo feito cego em tiroteio. Olhando pro alto e procurando a salvação ou pelo menos uma orientação. Você já tá perto de Deus Astronauta! Então me promete que pergunta prá ele as respostas de todas as perguntas e me manda pela internet..."

Nenhum comentário: