domingo, 2 de junho de 2013

O Brasil deixou de torcer para o Brasil


  Sou viciado em futebol. Assumo. Doença que me acompanha desde que me conheço por gente. Tive o sonho de todo moleque e também já quis ser jogador. Obviamente tal desejo virou apenas hobby, contudo, ainda acho que vestiria facilmente a dez da seleção. O vício perdurou. Resolvi escolher o curso de jornalismo para trabalhar com o quê? Futebol. Dito e feito. Durante quatro anos e meio lidei diariamente com esse esporte. De segunda a segunda em treinos, jogos, entrevistas, idas e vindas aos centros e estádios.
  Por uma questão familiar fui botafoguense. Torcia com fervor para o alvinegro. Vi alguns títulos cariocas e uma conquista de um Brasileiro. A vida me mostrou, com o passar do tempo, que amor nasce e não se impõe. Como num dito popular virei a casaca. Há anos me vi torcedor de um time da minha cidade. Uma equipe que eu pude acompanhar, ir aos jogos e ser legítimo. Só não contava, passados quase quinze anos, que hoje esse mesmo time estaria quase inexistente. 
  Sobrou a paixão pelo esporte. Assisto todo tipo de jogo e nunca torço para nenhum time. Para um viciado sinto falta da paixão, do grito e sofrimento. Essa que ainda é despertada pela seleção. Mesmo em um momento em que vivemos um dos maiores assaltos que um país já viu, não consigo não torcer para o Brasil. Vibrar com a amarelinha. Foi o que me restou - e nesse momento deixo totalmente de fora questões de impactos sociais, segurança, saúde e condições políticas que vivemos. Falo apenas como um amante do esporte. 
  Faço parte de uma geração acostumada a ver uma seleção vitoriosa. Na minha primeira Copa do Mundo fui brindado de cara com um título. Logo após assisti a um vice e outro caneco mundial. Criamos ídolos que hoje servem de referência ao que mais se aproxima do genial. Entretanto, vejo uma nova e antiga geração de torcedores que fazem questão de torcer contra. O por quê? Citaria alguns vários motivos. Quase todos inaceitáveis para mim - levo em consideração pessoas que realmente gostam de futebol. Essa seria uma análise um pouco mais extensa. Mesmo assim me pergunto: Em que momento o Brasil deixou de torcer para o Brasil?
  

Um comentário:

Unknown disse...

Tirando a questão social e a corrupção desfreada dos cartolas brasileiros(Ricardo Teixeira, presidente da CBF, é um bom exemplo de pilantra do Futebol) o torcedor brasileiro, em geral,é muito impaciente! Como sou da escola do futsal gosto de ver um jogo cadenciado, onde a bola corra de pé em pé. O que eu vejo hoje é uma torcida muito impaciente com "o jogo" e se o time fica 5 minutos com a bola no pé (uma coisa boa ao meu ver) as vaias tomam conta do estádio. Não vi o jogo de hoje no maracanã, mas gostaria muito que nos jogos da seleção a bola ficasse no nosso pé, sem lançamentos diretos, correria burra e sem vaias por parte dos nossos torcedores.